Morre Bruce Bennett


O atleta olímpico e ator morreu aos 100 anos de idade no último sábado, 24 de fevereiro, de complicações após sofrer uma queda.

Nascido Herman Brix em 19 de maio de 1906, Bennett foi ator olímpico, tendo ganho uma medalha de prata na competição de arremesso de peso nas Olimpíadas de 1928. Trabalhou como assistente nos bastidores de vários filmes mudos. Fez teste para estrelar o filme Tarzan o Homem Macaco. A disputa estava entre ele e um outro atleta olímpico, Johnny Weissmuller, que acabou ficando com o papel depois que Bennett se machucou durante as filmagens de uma outra produção.

Insatisfeito com a forma como Tarzan era apresentado nos filmes, seu autor, Edgar Rice Burroughs, resolveu produzir sua própria versão e chamou Bennet (ainda utilizando o nome de batismo) para o papel título. As Novas Aventuras de Tarzan apresenta o personagem como um homem erudito, que sabia falar e se comportar de forma civilizada. A MGM, que havia comprado os direitos de produção do personagem, conseguiu impedir que o filme fosse distribuido na maior parte das salas de cinemas americanas, mas não conseguiu evitar que ele fosse vendido para o exterior, onde a produção conseguiu conquistar uma boa audiência, tanto que um novo filme foi lançado em 1938.

Ao longo das décadas de 30 e 40, Bennett atuou em dezenas de filmes, uma boa parte deles eram seriados para o cinema que se tornaram muito populares nessa época. Mas, com o tempo, a credibilidade do ator que atuava nesse tipo de produção começou a ficar comprometida. Buscando novas oportunidades em filmes de grandes estúdios, Herman Brix mudou seu nome para Bruce Bennett.

O ator voltou a fazer participações menores em vários filmes da Columbia (mais tarde mudou-se para a Warner Brothers), incluindo um curta-metragem de Os Três Patetas, até conseguir chegar nas grandes produções. A mais famosa foi, O Tesouro de Sierra Madre, ao lado de Humphrey Bogart, com quem já tinha feito Prisioneiro do Passado, filme que também traz Agnes Moorehead e Lauren Bacall no elenco. O ator também esteve em Alma em Suplício, com Joan Crawford, Uma Vida Perdida, com Bette Davis, e Ama-me com Ternura, com Elvis Presley.

Bennett chegou à televisão em 1953 com participações em teleteatros. Em séries de TV, ele fez participações em episódios de O Texano, 77 Sunset Strip, Laramie, Acusado, Perry Mason e O Homem de Virgínia.

Na década de 70, Bennett afastou-se da indústria cinematográfica. Passou a trabalhar como corretor de seguros e mais tarde tornou-se empresário.

Abaixo, um pequeno documentário produzido por um fã do personagem que mostra mostra quase todos os atores que já interpretaram Tarzan.

Comentários

Anônimo disse…
Curioso, que no seriado do Incrível Hulk, se não me falha a memória, fizeram uma homenagem ao ator, quando David usou o pseudônimo de David Bennet, já que o nome do meio dele era Bruce... rsrs

Postagens mais visitadas deste blog

Gravidez nas Séries de TV

Johnny Palermo (1982-2009)

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)