Propagandas de Cigarro


Um outro dia postei aqui um texto sobre a proibição de se colocar personagens animados divulgando cigarros. Falei também sobre a iniciativa, nos anos 60, da TV americana em retirar propagandas e fotos em que seus atores ou personagens falavam sobre o prazer de fumar. Esse foi um movimento e tanto na época, já que quase 90% da TV americana era "movida" a cigarro, um de seus principais anunciantes.

Por curiosidade, veja abaixo alguns comerciais da época com os Flintstones divulgando o cigarro Winston, produzido nos primórdios da série.



Abertura com final diferente:


Fred Comprando cigarros


Fred e Barney

Comentários

rodineisilveira disse…
Fernanda,

Estas campanhas dos cigarros Winston (produzidos pela R.J. Reynolds [que chegaram a ser vendidos no Brasil nas décadas de 80 e 90]) que envolvem os Flintstones, foram feitos numa época em que o cigarro era um sinônimo de status (ou seja, a década de 60).
Nesta ocasião, os cigarros Winston patrocinaram as temporadas iniciais dos Flintstones em sua exibição original nos EUA, pela ABC (http://www.abctelevision.com).
Os Flintstones, durante a sua exibição original nos EUA pela ABC no horário nobre, também tiveram como patrocinadores, Alka-Seltzer e os cereais matinais Post (produzidos nos EUA pela Kraft Foods [a mesma que comprou no Brasil a Lacta, a Nabisco, a Royal e a Maguary]).
Bem, isto era o que eu tinha a relatar por aqui.
Bye-bye!

Um abração deste amigão que vos escreve sempre,

Rodinei Campos da Silveira
Você é sempre bem-vinda!

:-)
Anônimo disse…
Acho que aqueles episódios são da década de 50. Bom, as décadas de 50, 60, e primeira metade dos anos 70 eram épocas do políticamente incorreto. Dos hábitos que eram moda e estilo. E fumar era estilo. Um estilo mortal diga-se de passagem.
Anônimo disse…
Oi, Fernanda!

Achei muito interessante o teu site. Diferente e diversificado, porém bastante saudosista.
Também sou jornalista e estou tentando concluir um livro dobre os hábitos e costumes dos anos 50 e 60. É um tema super interessante, além de me fazer mergulhar no tempo ... ou melho, no túnel do tempo.
Parabéns.

Se quiseres me dar o prazer de uma visita, meu blog "ESPAÇO GÓTICO" está no http://xicojunior.blogspot.com

Xico Júnior
E-mail: la-stampa@ig.com.br
Anônimo disse…
Olá, Fernanda!

Vou colocar o teu Blog entre os meus preferidos, ok?

Curiosidade: Furquim é "gringo italiano"?

Abraços,

Xico Júnior
la-stampa@ig.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

Gravidez nas Séries de TV

Johnny Palermo (1982-2009)

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)