Morre o ator Mako

Nascido em Kobe, Japão, em 10 de dezembro de 1933, recebeu o nome de Makoto Iwamatsu mas ficou conhecido nos Estados Unidos como Mako, ator que trabalhou em centenas de séries e filmes ao longo de cinco décadas. Ele morreu aos 72 anos no dia 21 de julho, última sexta-feira, em Somis, Califórnia, vítima de câncer no esôfago. Deixou um trabalho ainda inédito (em pós-produção).

Seus pais moravam nos Estados Unidos onde estudavam Artes. Mako cresceu no Japão, sob os cuidados dos avós. Quando estorou a 2ª Guerra Mundial, seus pais contribuiram com o US Office War Information, o que lhes garantiu residencia fixa em território americano. Aos 18 anos, Mako foi morar com os pais e tornou-se cidadão americano aos 26 anos.

Inicialmente estudou Arquitetura, mudando para Artes Cênicas mais tarde. Integrou o elenco de várias peças e chegou à TV na década de 60. Em 1967 foi indicado ao Oscar como Ator Coadjuvante pelo filme O Canhoneiro de Yang-Tsé com Steve McQueen. Em 1965 fundou o East West Players, uma Companhia teatral formada por americanos e asiáticos, com a qual dirigiu e atuou peças clássicas e textos inéditos.

Na TV fez participações em séries como The Lloyd Bridges Show, 77 Sunset Strip, Jeannie é um Gênio, A Lei de Burke, Gidget, Os Destemidos, O Besouro Verde, Túnel do Tempo, Big Valley, F.B.I., São Francisco Urgente, Kung Fu, O Jogo Perigoso do Amor, Mannix, Havaí 5-0, A Mulher-Maravilha, O Incrível Hulk, Um Homem Chamado Sloane, MASH, A Ilha da Fantasia, Columbo, O Caçador de Aventuras, Voyagers - Viajantes do Tempo, Quincy - Corpo de Delito, Supertrem, Magnum, O Super-Herói Americano, Esquadrão Classe A, Combate no Vietnã, Frasier, JAG, 7th Heaven, Walker Texas Ranger, Charmed/Jovens Bruxas, Monk e The West Wing. Dublou o personagem Aku em Samurai Jack, entre outras participações em desenhos animados.

No cinema esteve no elenco de filmes como Conan - o Bárbaro, Conan - O Destruidor, Herança Nuclear, Sete Anos no Tibet, O Grande Lutador, Highlander 3, Robocop 3, Sol Nascente, Morando com o Perigo, O Samurai, Tucker - Um Homem e seu Sonho, Pearl Harbor e Memórias de uma Geisha, onde, se não me engano, ele interpreta o pai da menina. Seu último trabalho foi no filme Rise, de Sebastian Gutierrez, com Lucy Liu, que está em fase de pós-produção.

Era casado com a também atriz Shizuko Hoshi, com quem teve duas filhas.

Comentários

Anônimo disse…
Mako é um daqueles atores que a gente acompanha há tanto tempo que parece um amigo de infância ou um parente gente boa.
Grato, Makoto, pelo bom entretenimento proporcionado ao longo dos anos!
Anônimo disse…
Descanse em Paz velho amigo!!! Vc se tornou um ancestral!!!
marcello rego disse…
os amigos aqui disseram tudo . mais ator que sentimos muito a falta ,
Renato rba disse…
Lembro bem dele em um papel marcante em um episódio do túnel do tempo !!!

Postagens mais visitadas deste blog

Gravidez nas Séries de TV

Johnny Palermo (1982-2009)

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)