DVD: Miami Vice e Anos Incríveis Adiado

Os direitos autorais de obras são o maior impecílho para o lançamento em massa de várias séries de TV antigas. Com o passar do tempo os direitos de produção vão perdendo a validade. Séries que foram produzidas nos anos 50 e 60 já caducaram o contrato. Algumas são renovadas e o estúdio que originalmente a produziu e se responsabilizou pela distribuição consegue manter os direitos. Outras, não tem seu contrato renovado, seja por falta de interesse do estúdio, seja por não ter conseguido entrar em acordo com os herdeiros dos detentores da obra.

Mas no caso de Miami Vice e Anos Incríveis a história é um pouco diferente. Elas utilizaram uma trilha sonora já existente e de vários compositores independentes, ou seja, que não estavam ligados diretamente com a produção da série. Com isso, para que possam ser distribuídas nesse novo veículo que é o DVD, os direitos autorais precisam ser novamente negociados. E como são muitos, acaba levando-se um tempo maior.

Apesar do segundo ano de Miami Vice ter sido prometido para 17 de julho, ele foi adiado em função de não ter ainda liberado os direitos autorais da trilha sonora. A maioria das lojas já retiraram a divulgação do produto e sites que ainda mantém o produto em pré-venda, não informa a data. Alguns informam como lançamento a data de 30 de julho. Já a Universal - até o início dessa semana - informou que espera lançar o Box até o final do ano.

Anos Incríveis está para ser laçado pela Fox e em entrevista ao site Globo.com, Jyoti Sarda, do Depto. de Marketing, disse que eles ainda não conseguiram liberar o lançamento devido aos direitos autorais de mais de 300 músicas executadas em 115 episódios da série. Ainda assim, a Fox espera poder lançar Anos Incríveis nos próximos dois anos.

Esse mesmo problema acontece com todas as séries que utilizaram uma trilha sonora variada e já existente, também as séries que utilizaram nomes de personalidades conhecidas, cenas de outras produções ou tiveram seus episódios como base nas vidas de pessoas públicas, como por exemplo, Contratempos. O fato dessas produções já terem sido lançadas nos Estados Unidos não significa que automaticamente pode ser lançada no Brasil, pois para cada mercado existe um contrato diferente.

No Video abaixo, propaganda da série Anos Incríveis que era exibida pela Cultura.

Comentários

Vamos esperar Anos Incríveis, então!!!
Enquanto isso...assisto na TV Cultura, pois eles estão reprisando de novo.
Anônimo disse…
Pois é, logo as duas séries que eu mais gosto.
Anos incriveis, até pouco tempo atrás eu via na Tv Cultura, inclusive vi o último episódio.
Já Miami Vice, faz muuuuito tempo que eu não vejo.Espero que saia o DVD.

Postagens mais visitadas deste blog

Gravidez nas Séries de TV

Johnny Palermo (1982-2009)

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)