Morre Aaron Spelling aos 83 anos

O produtor Aaron Spelling morreu ontem, dia 23 de junho, aos 83 anos, em conseqüência a um derrame sofrido no último domingo. Considerado um dos mais prolíferos pioneiros da televisão, chegou a ser incluído no Guiness Book pelo número de produções em que trabalhou.

Nascido no dia 22 de abril de 1923, em Dallas, Texas, era o quarto filho de uma familia judia de imigrantes, o pai polonês e a mãe, russa. Seu verdadeiro sobrenome era Spurlling, que um oficial mudou para Spelling quando ele serviu nas Forças Armadas em 1942, durante a 2ª Guerra Mundial. Durante esse período, organizou eventos para entreter as tropas. Voltou para casa onde começou a produzir e escrever peças para o teatro local. Mudou-se para Hollywood e, inicialmente, trabalhou como ator, mas logo passou a escrever roteiros para o teleteatro Playhouse 90. Mais tarde começou a produzir séries e telefilmes.

Foi contratado pelo amigo Dick Powell, um dos proprietários da Four Star Productions, para produzir as séries The Dick Powell Show e criar e produzir A Lei de Burke. Após a morte de Powell, Spelling associou-se a Danny Thomas com quem produziu Mod Squad. A partir de 1969, Spelling começou a trabalhar sozinho com um contrato exclusivo para a rede ABC. Em 1972, associou-se a Leonard Goldberg com quem se tornou um dos mais conhecidos produtores da televisão.

Estima-se que ele tenha sido responsável pela produção de mais de 3 mil episódios ao longo de sua carreira. Charmed/Jovens Bruxas foi a última série que produziu. Mas talvez a mais famosa, ou aquela mais associada a seu nome seja As Panteras. Maiores informações sobre Spelling estão postadas na notícia publicada sobre seu derrame (mais abaixo na página).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gravidez nas Séries de TV

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)

Johnny Palermo (1982-2009)