Lembra Dessa?


A série O Super-Herói Americano foi criada e produzida por Stephen J. Cannell entre 1981 e 1983 com um total de 43 episódios. Estrelada por William Katt, Robert Culp e Connie Selleca, entre outros, as histórias narravam as dificuldades de um jovem professor em utilizar uma roupa de super-herói que lhe dava super-poderes. A roupa foi um presente dos extra-terrestres que lhe deram também um manual de instruções, mas ele acabou perdendo o guia e teve que descobrir aos poucos os poderes que o uniforme vermelho lhe dava, além, é claro, de ter que aprender sozinho como fazer uso desses poderes. O mais difícil e que levou mais tempo, foi aprender a voar. Ao seu lado estava um agente do FBI Bill Maxwell, que sempre dava um jeito do professor Ralph, e seus poderes, ajudá-lo em alguma investigação. Entre os dois estava a advogada Pamela, noiva de Ralph, que se opunha veementemente aos métodos nada ortodoxos de Bill.


A série fazia uma sátira aos heróis dos quadrinhos, bem como uma análise sobre a moral dos homens e as dificuldades de ser um super-herói no dia-a-dia. O Super-Herói Americano terminou com apenas 3 temporadas. Mas em 1986 foi produzido um filme piloto como uma proposta para uma nova série, desta vez estrelada por uma mulher. Na história, The Greatest American Heroine, os alienígenas retornam e pedem à Ralph que escolha outra pessoa para utilizar a roupa.

Curiosidade: William Katt é filho de Barbara Hale, a Della Street de Perry Mason, e Bill Williams, de As Aventuras de Kit Carson. Mais tarde, atuou ao lado da mãe na nova versão de Perry Mason.

A música de abertura da série, Believe it or Not, tornou-se tão popular que era tocada nas rádios americanas e brasileiras. Recentemente foi parodiada por George Constanza na série Seinfeld na qual ele grava sua própria versão em sua secretária eletrônica. A série também ficou conhecida como a que tem a abertura mais longa da TV, que iniciava com imagens ilustrativas do texto abaixo e somente depois entrava a música de abertura com os créditos dos atores e produtores.


Texto de abertura da série:
Durante um passeio com seus alunos, algo de muito estranho começa a acontecer. Uma nave vinda do espaço com extra-terrestres muda para sempre a vida do professor Ralph. Quem são eles? O que querem eles? Eles vieram à Terra para transformar o professor Ralph no defensor da paz e da justiça. Para isso, ele ganha um traje especial com todas as instruções para enfrentar os perigos e lutar contra o crime. Mas nem tudo dá certo para o nosso herói. Ele perde o manual de instruções e se torna um grande desastrado. A vida do professor Ralph corre muitos perigos, ele precisa aprender a usar o traje especial, pois só assim ele terá poderes para lutar contra os bandidos mais perigosos do mundo. Tudo pode acontecer com o Super-Herói Americano.


Veja abaixo a letra e o video da abertura da série.

Look at what's happened to me, I can't believe it myself. Suddenly I'm up on top of the world, It should've been somebody else. Believe it or not, I'm walking on air. I never thought I could feel so free-. Flying away on a wing and a prayer. Who could it be? Believe it or not it's just me. It's like a light of a new day-, It came from out of the blue. Breaking me out of the spell I was in, Making all of my wishes come true-. Believe it or not, I'm walking on air. I never thought I could feel so free-. Flying away on a wing and a prayer. Who could it be? Believe it or not it's just me. This is too good to be true. Look at me, falling for you.


Comentários

Anônimo disse…
Um dos melhores seriados dos anos 80 em termos do mais puro entretenimento.
Curioso você comentar sobre este seriado justamente na semana em que um amigo ficou de me enviar os episódios que estavam faltando para a minha coleção!
De fato, coincidências não existem!
Anônimo disse…
Essa série parece ser muito boa. Nunca assisti, mas adorei a abertura. Fernanda, eu gostaria de saber qual emissora brasileira exibiu este seriado na época. E outra: sabe dizer qual foi a dubladora?
Fernanda Furquim disse…
Oi Thiago! A série foi exibida pelo SBT e dublada pela BKS.
Anônimo disse…
Viajei nesse vídeo da abertura de Super Herói Americano... Que saudade! Já vou até puxar o mp3!
Belo blog também, já está no meu bookmark!
Abraço!
Anônimo disse…
Caaara! Essa série era muito legal... Passava na TVS (hoje SBT), eu me amarrava! Muito boa lembrança! É uma pena nenhum desses canais de tv a cabo a reprisarem (reprisam tanta porcaria)...
Marcus disse…
Olá Fernanda.
Adorei o seu blog.
Tanto quanto adorava assistir "O Super-Herói Americano".
Obrigado por essa boa lembrança...
Grande abraço.
Marcus

Ah, pretendo acompanhar seu blog e, se possível, gostaria de te pedir umas dicas, pois também escrevo em um blog( que está beeem no início, na verdade) ...
Desde já agradeço.

Postagens mais visitadas deste blog

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)

Sharona Reencontra Monk

The Heavy Water War, Minissérie Norueguesa Retrata Missão Histórica na 2ª Guerra Mundial