1ª Temporada de Agente 86 já Está nas Lojas


O box traz os primeiros 30 episódios de um total de 138 episódios e cinco temporadas. O lançamento de "Agente 86" é da Warner que aproveita a estréia do filme estrelado por Steve Carrell. A distribuidora promete disponibilizar toda a série em um período de dois a três meses de diferença para cada temporada.

Os fãs nostálgicos sentirão a falta da dublagem original, feita nos anos 60 por Bruno Netto que conseguiu reproduzir o mesmo tom de voz do ator Don Adams. Para quem ouvir em inglês e lembrar do áudio em português, perceberá que ambos tinham a mesma voz, apenas o idioma falado era diferente. Infelizmente, a dublagem original de "Agente 86" não sobreviveu à passagem do tempo e os problemas de armazenamento. No entanto, a quinta temporada, a fase em que 86 é casado com 99, deverá ter sua dublagem da época, a qual, por sinal, foi exibida recentemente na TV a cabo. Embora Bruno Netto ainda esteja vivo e morando no interior de São Paulo, a versão brasileira atual da voz do 86 é feita por Mário Tupinambá, no Rio de Janeiro.

O box traz o piloto da série, produzido em preto e branco. Na história, 86 deverá evitar que terroristas explodam a Estátua da Liberdade. Foi justamente esse argumento que fez com que um outro canal que tinha se comprometido com a exibição da série, desistisse do projeto por considerar o fato anti-americano. Assim, a série passou às mãos da CBS que a cancelou ao final da quarta temporada. A NBC, então, agarrou a oportunidade de exibir a série, alterando apenas a situação de 86 e 99, casando os dois agentes.

O público não aceitou e "Agente 86" foi cancelado, entrando para a história como uma das melhores séries de todos os tempos. Ela é, de fato, a primeira série satírica da TV americana que até então produzia sitcoms de choque de culturas, mas que não tinham intenção de ridicularizar com etnias, classes sociais ou diferenças entre quem morava na cidade grande e quem morava no interior. Era o humor mais inocente. "Agente 86" trouxe a sátira às séries e filmes de espionagem ao mesmo tempo que tecia uma crítica contra o governo e agentes da CIA/FBI, que na época estavam caçando comunistas, mas não conseguiram impedir o assassinato do presidente da República.

O Box da primeira temporada traz Extras deliciosos e imperdíveis, como erros de gravação (os famosos bloopers), comerciais estrelados por Don Adams e Barbara Feldon (a 99), Entrevista com Buck Henry, co-autor da série, reunião dos atores da série em 2003 - incluindo Don Adams, e documentário "A História Secreta do Agente 86".

Pegando carona com a Warner, a Sony lança "As Novas Aventuras do Agente 86", que foi rebatizado pela distribuidora como "Agente 86" (1995), que chegou algumas semanas antes da série original nas lojas. A série foi uma tentativa de resgatar o personagem, novamente vivido por Don Adams. Agora ele é o Chefe do CONTROLE, organização que luta contra a KAOS, e que tem como principal agente seu filho, Zack (Andy Dick - de Newsradio). Para auxiliar o igualmente atrapalhado Zack, está a agente 66 (Elaine Hendrix).

E, por fim, para quem conseguir encontrar em algum balaio de loja ou escondido em alguma prateleira de uma grande loja de DVD, terá em mãos o filme "Agente 86, de Novo?", produção de 1989, segundo filme que reuniu o elenco da série: Don Adams (86), Barbara Feldon (99), Bernie Koppell (Ziegfried), Dick Gautier (Hymie), Robert Karvelas (Larabee) - que era primo de Don Adams na vida real - King Moody (Shtarker) e David Ketchum (13). O ator Ed Platt (Chefe), já havia falecido. O primeiro filme que tentou reunir os atores foi "A Bomba que Desnuda/The Nude Bomb", de 1980, que trouxe apenas Don Adams. O lançamento em DVD de "Agente 86, de Novo?" é da distribuidora Weekend, está com opção de áudio em português, mas não descobri ainda se é a dublagem da TV ou se é redublagem. Se alguém souber, poste um comentário aqui!

Comentários

Anônimo disse…
Uma grande pena e uma decepção maior ainda por não sair com a dublagem original. Um pecado da Warner, pois o aúdio original tem por aí. Inclusive eu tenho em uns 40 episódios!!!! Faltou um pouco mais de carinho e boa vontade. Mas um desrespeito com o fã de carterinha....
Rafael disse…
Nossa sempre fui apaixonado por séries antigas mais eu não sabia que agente 86 ja foi série que legal!Achei que o filme era novo!

Muito bacana expandi meus conhecimentos hoje ^^!Há!Adorei seu blog muito legal parabêns pelo seu trabalho Fernanda!
Unknown disse…
Olá Fernanda,

Eu comprei o Agente 86 de Novo? na Americanas, por R$ 6,99.
Infelizmente ele não tem dublagem, só legendas em português

Abraços

David Piraino
Fernanda Furquim disse…
oi Rafael, obrigada pela mensagem! Pois é, Agente 86 era série de TV, e uma das melhores já produzidas, vale a pena você dar uma olhada e conhecer. O piloto é em preto e branco e os demais episódios é à cores!

David, muito obrigada pela informação!

Anônimo, infelizmente as distribuidoras não negociam com colecionadores a dublagem de séries antigas em função de não ter autorização dos americanos para isso. A grande maioria dos colecionadores que têm acesso a esse material dublado quer cobrar muito caro para disponibilizá-la.
Anônimo disse…
AGente 86 com certeza foi uma das melhores séries já produzidas. Embora eu digo que a versão de 1995 foi tão boa quanto a original, e adoraria saber mais sobre ela. Para mim o que causou o fim da série não foi fracasso e sim, pois no último episódio eles tocam em um assunto sigiloso: A Venda de Órgãos. Isso eu sei pois comprei o DVD. Eu digo que vale a pena compra-lo. Por favor se alguém souber algo mais sobre 1995, poste.

Postagens mais visitadas deste blog

Gravidez nas Séries de TV

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)

Johnny Palermo (1982-2009)