Rue McClanahan (1934-2010)


Famosa pela sitcom "As Supergatas/Golden Girls", a atriz faleceu no dia 3 de junho aos 76 anos de idade vítima de um derrame. Em novembro de 2009, uma semana após passar por uma cirurgia de ponte de safena a atriz sofreu um pequeno derrame, do qual ainda se recuperava. Na ocasião, Rue foi privada da fala e dos movimentos das pernas.


Eddi-Rue McClanahan nasceu em 21 de fevereiro de 1934 em Healdton, Oklahoma. Filha de um construtor e de cabelereira, Rue passou a infância em várias cidades em função da carreira do pai, que trabalhava com reformas e construções de estradas. Sonhando desde criança em se tornar atriz, Rue mudou-se para Nova Iorque onde, em 1957, estreou no teatro, chegando à Broadway em 1969 com a peça "Jimmy Shine", estrelada por Dustin Hoffman.

Rue estreou no cinema em 1961 e na televisão em 1964, com participação na série "A Lei de Burke". Entre 1970 e 1971, esteve no elenco da novela "Another World". O sucesso viria com "As Supergatas/The Golden Girls", produzida entre 1985 e 1992, na qual interpretou Blanche, uma 'devoradora de homens' que divide sua casa com mais três amigas: Dorothy (Bea Arthur - falecida em 2009), Sophia (Estelle Getty - falecida em 2008) e Rose (Betty White, que está vivendo um dos melhores momentos de sua carreira).

Com Dustin Hoffman em 1969

Curiosamente, Rue já havia trabalhado com Bea e Betty em duas séries anteriores. Com Bea, atuou em "Maude", sitcom spinoff de "Tudo em Familia" produzida entre 1972 e 1978, na qual interpretou Vivian Cavender Harmon, melhor amiga de Maude (Bea Arthur). Com Betty, Rue atuou em "Mama's Family", produzida entre 1982 e 1984, originada de um quadro humorístico do programa "The Carol Burnett Show". Na história, Rue interpretava a tia de Betty. As duas atrizes deixaram o elenco de "Mama's Family" para estrelarem a série "As Supergatas".

Quando a atriz Bea Arthur decidiu deixar o elenco de "As Supergatas" para dedicar-se à carreira no teatro, a série continuou a ser produzida com as demais atrizes, mas, com outro título. Rebatizada de "The Golden Palace", a história apresentava o dia a dia de Blanche, Sophia e Rose que decidem abrir uma pousada.

"Maude"

A última série na qual Rue McClanahan integrou o elenco principal foi "Sordid Live: The Series", produzida para o canal a cabo Logo, dedicado a público homosexual. A série teve apenas 12 episódios.

Entre outros trabalhos da atriz em séries de TV, estão participações em "Mannix", "Supertrem", "O Barco do Amor", "Quarto Escuro", "Lou Grant", "Newhart", "Alice", "Retrato Falado/Cover Up", "Assassinato por Escrito", "Promised Land", "Murphy Brown", "Ladies Man", "O Toque de um Anjo", "Whoopi" e "Lei e Ordem", entre outros.

"Mama's Family"

Rue McClanahan foi casada seis vezes. O primeiro marido foi Tom Bish, entre 1958 e 1959, com quem teve um filho, Mark Bish; o segundo foi o ator Norman Hartweg, entre 1959 e 1961; o terceiro, Peter DMaio, entre 1964 e 1971; o quarto foi Gus Fisher, entre 1976 e 1978; o quinto foi Tom Keel, entre 1985 e 1986. Seu último marido, com quem estava casada desde 1997, foi Morrow Wilson. Todas as uniões anteriores terminaram em divórcio.

Vegetariana, Rue participava ativamente de campanhas em defesa da vida animal organizadas pela PETA - People for the Ethical Treatment of Animals. Em 2007, publicou sua autobiografia, "My First Five Hunsbands".

"As Supergatas"

Seus problemas de saúde começaram em 1997, quando submeteu-se a um tratamento contra um câncer de mama. Em 2009, fez uma cirurgia para implatar um marcapasso triplo. Durante sua recuperação, a atriz sofreu um pequeno derrame que a deixou momentaneamente sem a capacidade de falar ou de andar. No início desse ano, sua amiga Betty White divulgou que a atriz já tinha conseguido recuperar a fala.

Com Olivia Newton-John em "Sordid Lives: The Series"



Comentários

Cesar disse…
Que tristeza. Adorava as supergatas, melhor série dos anos 80. Sempre que posso revejo os episódios que tenho gravado. Uma excelente série num elenco inesquecível.

Postagens mais visitadas deste blog

Gravidez nas Séries de TV

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)

Johnny Palermo (1982-2009)