Produtores Tentam Salvar Damages

(clique nas imagens para ampliar)

"Damages" é uma série que tem apoio da crítica, mas que ainda não encontrou seu público. Tendo estreado em 2007 pelo FX, conquistou uma média de 3.7 milhões de telespectadores, chegando a 5 milhões com a reprise do episódio piloto. Foi indicada a 14 prêmios Emmy, tendo ganho 4, sendo dois para Glenn Close como melhor atriz dramática. Também foi indicada a 7 Golden Globes, tendo ganho um para Close. Nada disso garante à série sua continuidade. Em sua terceira temporada, "Damages" corre o risco de não chegar à quarta.

Hoje o colunista Michael Ausiello da revista EW divulgou a informação de que os produtores correram atrás da DirecTV para tentar manter "Damages" no ar, buscando um acordo semelhante ao que a NBC conseguiu com "Friday Night Lights". Dessa forma, a DirecTV seria co-produtora com a Sony. Esse tipo de acordo daria à DirecTV o direito de exibir primeiro a quarta temporada da série, que chegaria ao FX, e ao AXN no Brasil, depois. Até o momento, nem os produtores, nem representantes do FX confirmaram a informação.

Segundo a revista EW, as negociações iniciaram em março, quando os produtores teriam percebido que o FX não conseguiria renovar a série por questões financeiras. Mas, a DirecTV não é a única empresa que estaria sendo sondada para uma possível co-produção.

Ao longo de sua primeira temporada, a série perdeu drasticamente sua audiência, fechando com 1.4 milhões de telespectadores. A segunda estreou com 1.7 e a terceira com 1.4 milhões. Atualmente "Damages" mantém uma média abaixo de 1 milhão de telespectadores, número geralmente necessário para uma série de canal a cabo se manter no ar. A audiência do público alvo (18-49 anos) é ainda menor. Apesar do apoio da crítica e dos prêmios conquistados, seu alto custo impossibilita sua continuação.

A grande maioria das séries que desenvolve conteúdo e personagens, não apenas uma fórmula ou situações de entretenimento, não conquista um grande público, por isso que elas são normalmente encontradas na TV a cabo. Mas, mesmo esse veículo vem encontrando dificuldades em manter esse tipo de produção no ar, apelando cada vez mais para programas de entretenimento, haja visto os sucessos da programação de canais como o USA Network. Assim sendo, lamentavelmente, o cerco vai se fechando a este tipo de produção. São poucos os canais que investem nessa linha e conseguem mantê-la, como é o caso da HBO e do AMC. Outros tentam equilibrar-se entre dois formatos, o cultural e o de entretenimento, como é o caso do Showtime, FX, TNT e outros. 


A DirecTV é uma plataforma de transmissão digital via satélite com 18 milhões de assinantes lançado em 1994. O canal 101 pertence ao grupo e é através dele que os produtores de séries buscam ajuda para manter suas produções. O canal está disponível a assinantes que optam em incluí-lo em seu pacote de assinatura, ou seja, não é imposto ao cliente. Tendo iniciado suas transmissões em 1999, o canal dedicava-se a exibição de programas esportivos. A partir de 2005, passou a exibir programas originais, geralmente programas musicais e reality shows.

Em 2007, o 101 assinou um contrato de co-produção com a NBC através do qual renovou a novela "Passions" para uma nona temporada. Visto que a NBC decidira cancelar a novela, os episódios da nona passaram a ser exibidos unicamente pelo 101, que cancelou a novela no final da temporada.

No entanto, esse movimento abriu um precedente para que em 2008 a NBC recorresse à DirecTV, via canal 101, para co-produzir a série "Friday Night Lights", a qual seria cancelada em sua terceira temporada. O contrato estabeleceu que a DirecTV co-produziria os 13 episódios da temporada, tendo o direito de exibir a temporada primeiro. Somente após sua transmissão pela TV paga é que a NBC poderia exibir a temporada em sua grade.

O último episódio da terceira temporada de "Damages" será exibido nos EUA no dia 19 de abril. É possível que até lá os produtores ainda não tenham conseguido fechar um acordo de co-produção, seja com a DirecTV ou com outro canal a cabo. Por isso, é possível que o futuro da série fique pendente por mais algum tempo.

Comentários

Unknown disse…
É uma pena, mas não chega a ser uma grande surpresa, uma série com trama complexa como Damages, normalmente vai perdendo publico durante a exibição. Com os efeitos da crise financeira ainda presentes não acredito em uma renovação

Quanto a "Lei & Ordem" foi um marco pelo tipo de narrativa e por abordar assuntos polêmicos (quando começou a passar aqui ainda pelo USA, não perdia um episódio), mas a formula da série já está desgastada, acho que ainda consegue uma nova temporada por causa do recorde
Unknown disse…
Eu espero realmente que Damages continue no ar. Séries com essa qualidade são raras.

Séria excelente um acordo semelhante ao de Friday Night Lights! Ter quem sabe mais uma ou duas temporadas, uma data para ser finalizada e a certeza de um final digno para Patty Hewes e cia.

vamos torcer...
é uma série muito boa Damages,mas começa a ficar enchendo linguiça nos roteiros,para ser sincero eunem tô entendo + nada do seriado

Postagens mais visitadas deste blog

Gravidez nas Séries de TV

Johnny Palermo (1982-2009)

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)