Vencedores do WGA Awards 2010

Seth MacFarlane apresenta uma versão própria
para uma das canções de "The Music Man"

O Sindicato dos Roteiristas Americanos realizou na noite do dia 20 de fevereiro a entrega dos prêmios para os melhores de 2009. O evento teve Seth MacFarlane como mestre de cerimônias, premiando representantes do cinema, da televisão, do rádio, e do video-game. Entre os apresentadores estavam Diablo Cody, John Corbett, Aaron Sorkin, David Shore, Hugh Laurie, Morgan Freeman, Mila Kunis e Chris Rock entre outros.

Hugh Laurie e David Shore

Entre os profissionais que receberam prêmios honorários por suas carreiras estão Barry Levinson, produtor das séries "Homicide Life on the Street" e "Oz", que recebeu das mãos de Billy Cristal o Laurel Awards for Screen; Larry David, de "Seinfeld" e "Curb Your Enthusiasm", que recebeu das mãos de Jason Alexander o Paddy Chayefsky Laurel Award for Television; Stan Berkowitz, roteirista dos desenhos "Justice League" e "Batman Beyond", que recebeu o Animation Writers Caucus Animation Award.

John Corbett e Diablo Cody

Em seu discurso, Larry David disse detestar escrever qualquer coisa, pedindo desculpas ao roteirista Paddy Chayefsky, cujo prêmio leva seu nome, por ter recebido a estatueta. Chayefsky foi um dos grandes roteiristas da televisão dos anos 50, ao lado de nomes como Rod Serling; tendo escrito o roteiro de "Marty" exibido em um teleteatro, o qual se tornou o primeiro roteiro originalmente feito para a televisão a ganhar um Oscar por sua versão cinematográfica. Isto em uma época em que a TV ainda era desconsiderada pela comunidade cinematográfica.

Larry David e Jason Alexander

O resultado foi bem equilibrado e bem distribuído entre melhores séries e melhores episódios. Entre os vencedores, a surpresa da noite ficou com o prêmio para Melhor Episódio Dramático, que ficou com os roteiristas de "House", pelo episódio "Broken", em duas partes, batendo o favorito nas categorias dramáticas, "Mad Men".

Barry Levinson e Billy Cristal

Na mesma categoria, gênero comédia, a briga foi mais acirrada, resultando em empate entre "30 Rock" e "Modern Family", ambas vencedoras nas categorias Melhor Comédia e Melhor Série Nova. Pelo visto, as duas séries vão se tornar as favoritas dos próximos prêmios, disputando "estatueta por estatueta". Ironicamente, ou não, Hugh Laurie e David Shore, ambos de "House", foram os apresentadores do prêmio de Melhor Série Dramática, oferecido à série "Mad Men".

Confira abaixo os vencedores na categoria de séries de TV (veja os indicados aqui)

Os roteiristas de "Mad Men"

Série Dramática:

- Mad Men (Lisa Albert, Andrew Colville, Cathryn Humphris, Andre Jacquemetton, Maria Jacquemetton, Brett Johnson, Erin Levy, Marti Noxon, Robin Veith, Dahvi Waller e Matthew Weiner) - AMC

Série Cômica:

- 30 Rock (Jack Burditt, Kay Cannon, Robert Carlock, Tom Ceraulo, Vali Chandrasekaran, Tina Fey, Donald Glover, Steve Hely, Matt Hubbard, Dylan Morgan, Paula Pell, Jon Pollack, John Riggi, Tami Sagher, Josh Siegal, Ron Weiner e Tracey Wigfield) - NBC

Os roteiristas de "Modern Family"

Série Nova:

- Modern Family (Paul Corrigan, Sameer Gardezi, Joe Lawson, Steven Levitan, Christopher Lloyd, Dan O'Shannon, Brad Walsh, Caroline Williams, Bill Wrubel e Danny Zuker) - ABC

Episódio de Série Dramática:

- House - eps. "Broken", Parte 1 e 2 (Russel Friend, Garrett Lerner, David Foster, David Shore)

Episódio de Série Cômica: Empate

- 30 Rock - eps. "Apollo, Apollo" (Robert Carlock) - NBC
- Modern Family - eps. "Piloto" (Steven Levitan & Christopher Lloyd) - ABC

Minissérie ou Telefilme (Original):

Georgia O’Keeffe - Michael Cristofer; Lifetime

Minissérie ou Telefilme (Adaptação):

Taking Chance - Tenente Coronel Michael R. Strobl e Ross Katz, com base em conto de Strobl; HBO

Animação:

Os Simpsons - eps. “Wedding for Disaster” - Joel H. Cohen; Fox


Os roteiristas de "House"

Fundado em 1954 o Writers Guild of America substituiu o Screen Writers Guild, formado em 1921. O sindicado inicialmente representava apenas os roteiristas de cinema, passando a agregar os roteiristas da televisão em 1946.

A instituição tem duas bases de operações, uma em Los Angeles, formado por representantes da indústria televisiva e cinematográfica; e outra em Nova York, a qual é formada basicamente por roteiristas da TV. Por sua vez, a base de Nova York ainda possui mais duas alas: uma composta pelos roteiristas de rádio e autores teatrais, que formam o Dramatics Guild of America; e outra composta pelos autores literários, que formam o Authors Guild of America. Esta última foi formada em 1912, aliando-se ao Screen Writers Guild em 1933.

O Writers Guild of America se transformou ao longo dos anos em um dos mais poderosos Sindicados da indústria do entretenimento, sendo capaz de organizar greves e movimentos que contam com o maciço apoio de seus membros, bem como de outras entidades de classe.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gravidez nas Séries de TV

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)

Johnny Palermo (1982-2009)