Jean Simmons 1929-2010



A atriz britânica que fez sucesso em Hollywood nos anos 40 a 60 faleceu no dia 22 de janeiro, aos 80 anos vítima de câncer de pulmão.

Nascida Jean Merilyn Simmons em 31 de janeiro de 1929 em Londres, filha de Charles Simmons, professor de educação física que foi ginasta ganhador de medalha de bronze nas Olimpíadas. Durante a 2ª Guerra, sua família foi para o interior, onde Jean costumava cantar em lugares públicos.

Seu pai morreu vítima de úlcera quando Jean tinha 13 anos. No ano seguinte, ela faria sua estréia com o filme "Give Us the Moon". Mas, o sucesso somente viria dois depois quando atuou no filme "Grandes Esperanças/Great Expectations", de David Lean.


Aos 14 anos em um de seus primeiros filmes

Em 1948, surgiu uma nova oportunidade de brilhar, quando foi escolhida por Laurence Olivier para interpretar Ofélia na versão para o cinema de "Hamlet". O filme deu à Jean o prêmio de melhor atriz no Festival de Filmes de Veneza, além da indicação ao Oscar. Ela voltaria a ser indicada pela Academia com o filme "Tempo para amar, tempo para esquecer/The Happy Enddings" em 1969.

Em 1950 a atriz casou-se com Stewart Granger com quem foi morar nos EUA. Logo que chegou, Jean descobriu que seu contrato tinha sido comprado por Howard Hughes, da RKO, através de um acordo oral que ele fez com o dono da Rank Studio, produtora que ainda tinha um contrato com a atriz por um período restante de seis meses.


Com Laurence Olivier em "Hamlet"

Em função disso, Jean perdeu a oportunidade de estrelar o filme "A Princesa e o Plebeu/Roman Holidays", o qual foi estrelado por Audrey Hepburn. A atriz processou a RKO em um processo que durou um ano, finalizando com a obrigação do estúdio em contratar a atriz por um período de três anos e uma indenização de 250 mil dólares. Este contrato, escrito, dava à atriz o direito de ser emprestada a outros estúdios para atuar em filmes não produzidos pela RKO.

Jean esteve em filmes como "Desirée - O Amor de Napoleão", " Amar é Sofrer/The Country Girl", "O Manto Sagrado/The Robe", "Spartacus" e "Eles e Elas/Guys and Dolls", versão do musical da Broadway no qual teve a chance de cantar ao lado de Frank Sinatra e atuar ao lado de Marlon Brando. O casamento de Simmons terminou em 1960, mas a atriz voltou a se casar no mesmo ano com o diretor Richard Brooks. A atriz teve duas filhas, Tracy Granger, editora, e Kate Brooks, produtora.


Em "Os Pássaros Feridos"

Jean Simmons chegou à TV no final dos anos 60 em poucas participações em teleteatros; a atriz retornou à telinha no final dos anos 70 quando teve participações nas séries "Um Estranho Casal/The Odd Couple" e "Havaí 5-0". Neste mesmo período, também atuou em peças de teatro.

Em 1983 ela integraria o elenco da minissérie "Os Pássaros Feridos/The Thorn Birds", um dos maiores sucesso da década, tanto de crítica quanto de público, que lhe deu o Emmy de melhor atriz. Ela voltaria em 1985 com as minisséries "North & South" e "North & South: Book II".


Em 2009 no filme "Shadows in the Sun"

Ela ainda teria participações nas séries "Hotel", "Assassinato por Escrito/Murder She Wrote" e "Suspense/Alfred Hitchcock Presents", antes de integrar o elenco do remake de "Dark Shadows", no qual interpretou dois papéis, Elizabeth Collins e Naomi. Na década de 90 ainda foi vista em participações em "Jornada  nas Estrelas: A Nova Geração", "Perry Mason" e "In the Heat of the Night".

Mas, no início da década de 80, Jean entrou em profunda depressão em função da redução de ofertas de trabalho. Sua situação chegou ao ponto da atriz buscar ajuda profissional em 1986. No início da década de 90 lhe foi oferecido estrelar a série britânica "As Time Goes By". Com sua recusa, o papel foi para a atriz Judi Dench.

Aposentada, Jean Simmons ainda fez alguns trabalhos esporádicos em dublagem como em "Final Fantasy: The Spirits Within". Seu último filme é o britâncio "Shadows in the Sun", de 2009.

Em "Pássaros Feridos"


Em "Guys and Dolls"


Ainda adolescente, cantando em um de seus primeiros filmes


Trailer de "Shadows in the Sun"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gravidez nas Séries de TV

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)

Johnny Palermo (1982-2009)