A Família Robinson


A jornada da família Robinson começa em 1812 com a publicação do romance The Swiss Family Robinson (Der Schweizerische Robinson), escrito pelo pastor suíço Johann David Wyss. Em seu livro, a família fica perdida em uma ilha deserta após um naufrágio nos mares da Índia. O objetivo do livro era ensinar sobre valores familiares e o uso da natureza.

Mais de cem anos depois, Irwin Allen decidiu adaptar a obra para a TV produzindo um piloto de duas horas sobre A Família Robinson. O filme que estreou dia 15 de abril de 1975, na ABC, fazia parte de um acordo com a 20th Century Fox para criar três pilotos. Os outros dois eram The Time Travelers e Adventures of the Queen, mas apenas A Família Robinson transformou-se em série. Juntamente com O Homem das Mil Faces/Barbary Coast e Mobile One, ela fazia parte da sessão World of Adventure, nos domingos à noite.

Essa odisséia criada por Allen começa em 1814, quando um naufrágio deixa o pastor Karl Robinson (Martin Milner), sua esposa Lotte (Pat Delaney), seus filhos Fred (Michael-James Wixted) e Ernie (Eric Olson), e a filha do capitão do navio, Helga Wagner (Cindy Fisher), isolados em uma pacífica ilha praticamente deserta. No local, eles encontram o marujo americano Jeremias Worth (Cameron Mitchell), vítima de um naufrágio sete anos antes. Juntos, eles constroem um abrigo e aprendem a sobreviver aproveitando o que a natureza lhes oferece. A traquilidade não dura muito, pois logo um grupo de piratas desembarca na ilha em busca de um ídolo de ouro. Quando a série estreou dia 14 de setembro, o elenco apresentava duas modificações, Willie Aames interpretava Fred, e Helen Hunt (Mad About You) ficara com o papel de Helga.


Nos episódios seguintes, as tentativas de voltar para casa são interrompidas por animais perigosos, nativos inamistosos, vulcões, doenças, escravos e amotinados em fuga e até uma celebração natalina. Em dezembro de 1975, a série apresentou um episódio de natal com duas horas. Apesar dos visitantes ocasionais à ilha, a família jamais parte, nem mesmo quando o famoso Jean Lafitte retorna ao local e lhes oferece ajuda. Temendo os conflitos entre Inglaterra e Estados Unidos, eles acreditam ter mais segurança na ilha.


Cameron Mitchell com Helen Hunt, Eric Olson e Willie Aames

Ao contrário das produções anteriores de Allen (Viagem ao Fundo do Mar, Perdidos no Espaço e Terra de Gigantes), A Família Robinson não atingiu o mesmo sucesso, tendo apenas uma temporada de 20 episódios. Um dos problemas enfrentados foi a forte concorrência com The Wonderful World of Disney, na NBC, e 60 Minutes, da CBS. Diante desta forte competição, não havia muito espaço para a família suíça, assim, a série foi encerrada dia 28 de março de 1976. Clique na imagem abaixo para ampliar e veja a notícia do cancelamento no jornal The Evening Independent.


Mesmo tendo curta duração, contou com importantes participações, como as de Michael Ansara, Frank Langella, Leslie Nielsen, Andrew Duggan (Lancer), John Crawford (Os Waltons) e Neville Brand (Os Intocáveis, Laredo).


Martin Milner e Frank Langella


abertura dublada

Comentários

Carlos Mancini disse…
Lembrando também que, além de Viagem ao Fundo do Mar, Perdidos no Espaço e Terra de Gigantes, Irwin Allen criou e produziu também "O Túnel do Tempo" (1966/1967) - o grande quarteto de Irwin Allen! Isso sem falar em "Código R", que é bem menos famosa.

Curioso também é que "A Família Robinson" foi a última série dublada pela AIC em São Paulo, em 1976 - foi aí que a empresa, depois de anos de crise, fechou mesmo suas portas. Pouco depois foi comprada e recriada (BKS).
Unknown disse…
Olá Fernanda e a todos os que fazem esse blog delicioso (parada obrigatória pra mim todos os dias! rs)! Sou o Nelson lá do Orkut e passei pra agradecer muito pela matéria que vcs fizeram sobre "A Família Robinson"! Lembro que pedi isso já tem um tempo pela comunidade lá do Orkut e fico pra lá de feliz com a consideração e o respeito que vcs têm pelo seu público! Um grande beijo a todos! Obrigado de coração, viu?
Anônimo disse…
ler está matéria foi um presente para mim, voltei no tempo, tinha 10 anos de idade quando passava A Família Robinson, eu AMAVA!!!!! me sentia a própria Helga...obrigada!

Postagens mais visitadas deste blog

Gravidez nas Séries de TV

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)

Johnny Palermo (1982-2009)