Gene Barry (1919-2009)


Famoso nos anos 50 por estrelar a série "Bat Masterson", o ator Gene Barry faleceu na quarta-feira, dia 9 de dezembro aos 90 anos de idade. A causa morte não foi divulgada.

Nascido Eugene Klass no dia 14 de junho de 1919, de descendência judaica russa, Gene estudou canto e violino ainda criança. Na década de 40 ele iniciou sua carreira artística formando uma banda com a qual apresentou-se no rádio, hotéis e no teatro.

Gene com a família

Na Broadway, atuou ao lado de Mae West em "Catherine Was Great", onde conheceu a atriz Julie Carson, cujo verdadeiro nome é Betty Claire Kelb (falecida em 2003). Mae West demitiu a atriz do elenco do musical porque não desejava ter outra loira na peça.

Em "Our Miss Brooks"

Julie então voltou usando uma peruca morena para participar dos testes que estavam sendo feitos para substituí-la. Gene ficou impressionado com a jovem com quem se casou em 1944. Os dois tiveram três filhos: o diretor Michael Lewis, Frederick James e Elizabeth, que eles adotaram em 1967.


Em " Guerra dos Mundos"


Em 1949, Gene participou do Hollywood Screen Test um programa apresentado por Neil Hamilton (o Comissário Gordon de "Batman") que descobria novos talentos. Dois anos depois ele estreou no cinema em filmes classe B, sendo o mais famoso "A Guerra dos Mundos", de 1953.

"Bat Masterson"

Chegou à televisão no início da década de 1950 com participações em teleteatros e séries. Entre 1955 e 1956, Barry teve participações semi-regulares na sitcom "Our Miss Brooks". O sucesso veio com a série "Bat Masterson", produzida entre 1958 e 1961, remotamente baseada na vida real do jogador e homem da lei do velho oeste.

Com Gary Conway em "A Lei de Burke"

O desgaste de estrelar uma produção na qual era o único ator do elenco fixo fez Barry cogitar a possibilidade de nunca mais protagonizar uma série novamente. Mas, ele voltaria em 1963 com "A Lei de Burke/Burke's Law", ao lado do ator Gary Conway, de "Terra de Gigantes", produzida por Aaron Spelling. A série foi cancelada em 1966 após passar por algumas mudanças em seu formato.

Inicialmente, ela apresentava um milionário, chefe de polícia, e seu auxiliar inventigando crimes. Mas o sucesso de "O Agente da UNCLE" fez com que os roteiristas alterassem a trama e o título.

Com Peter Barton em "Chefe Burke"

Em 1965 a série foi rebatizada de "Amos Burke, Secret Agent", transformando o personagem em agente secreto. O público não gostou e a produção foi cancelada. Mas, o personagem retornaria em "Chefe Burke", também estrelada por Gene Barry, entre 1994 e 1995. Tendo como seu assistente seu filho Peter (Peter Barton), Amos voltou a trabalhar como chefe de polícia.

Com Robert Stack e Tony
Franciosa em "Os Audaciosos"


Barry também estrelou "Os Audaciosos/The Name of the Game", entre 1968 e 1971, a qual exibia alternadamente a cada semana as aventuras de detetives amadores. Tony Franciosa interpretava um repórter; Gene Barry, um editor de revistas; e Robert Stack, outro editor de uma revista de mistérios.

Entre 1972 e 1973 Barry voltou a ser um agente secreto quando estrelou a série inglesa da ITV "The Adventurer", que teve apenas uma temporada com 26 episódios. Ao longo de sua carreira, o ator teve participações especiais em várias séries de sucesso, entre elas "As Panteras", "A Ilha da Fantasia", "O Barco do Amor", "Hotel", "Além da Imaginação - remake", e "Assassinato por Escrito", entre outras. Nos anos de 1970, o ator formou sua própria produtora, a Barry Films.


Em "A Gaiola das Loucas" e
"Richard Nixon: The Musical"


Em 2005 o ator foi visto em uma participação especial no filme remake de "Guerra dos Mundos", dirigido por Steven Spielberg, no qual interpretou o avô de Tom Cruise.

Na década de 1980 Gene voltou a trabalhar em montagens musicais. Em 1982 interpretou o Presidente Richard Nixon em "Watergate: A Musical"; em 1983 subiu aos palcos interpretando o dono de uma boate gay na montagem "A Gaiola das Loucas", com a qual foi indicado ao Tony de melhor ator. Barry também esteve em montagens de "O Violinista do Telhado", "Bye Bye Birdie" e "Kismet", entre outras.

Bat Masterson



Abertura de "Os Audaciosos"


Comentários

Nelson disse…
Lembrando que Gene Barry participou do primeiro filme longa metragem que seria o piloto da série Columbo: "Fórmula para Matar". Era realmente um grande ator e foi pouco aproveitado no cinema.

Postagens mais visitadas deste blog

Gravidez nas Séries de TV

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)

Johnny Palermo (1982-2009)