Patrick Swayze (1952-2009)

O ator que lutava contra um câncer no pâncreas não resistiu à doença e faleceu esta tarde aos 57 anos de idade. Swayze foi diagnosticado há um ano e meio e desde então sua luta tornou-se pública.

Nascido em 18 de agosto de 1952, em Houston, Texas, filho de uma dançarina e coreógrafa, descendente de irlandeses e índios apache, Patrick estudou balé clássico e patinação além de praticar ginástica quando criança. Em 1972 mudou-se para Nova York onde completou seus estudos de balé.

Iniciou sua carreira profissional como dançarino nos eventos da Disneylândia. Logo começou a participar de montagens de musicais da Broadway como "Grease". Em 1979 estreou no cinema. O sucesso veio com o filme "The Outsiders", de 1983, que também revelou os atores Matt Dillion, C. Thomas Howell, Emilio Estevez, Rob Lowe, Tom Cruise e Diane Lane. Sua fama em Hollywood se estabeleceu com os filmes "Dirty Dancing", de 1987, "Ghost - Do Outro Lado da Vida", de 1990, "To Wong Foo - Thanks for Everything, Julie Newmar", de 1995.

No filme "To Wong Foo"

Em 1975 Patrick casou-se com Lisa Niemi, a quem ele conheceu em 1970 quando tinha 18 anos e ela 14. Ela era estudante de dança de sua mãe. O casal não teve filhos. Em 1982, o ator tornou-se alcóolatra após perder o pai. A morte de sua irmã por suicídio de overdose fez com que ele procurasse tratamento em 1994, razão pela qual afastou-se da carreira voltando em 1996.

Em 1998 ele sofreu um acidente quebrando ambas as pernas ao cair de um cavalo durante as filmagens do telefilme da HBO "Letters from a Killer". Voltou a trabalhar em 2000 com o filme "Forever Lulu". A partir de 2006 retornou à Broadway com os musicais "Guys and Dolls", "Goodtime Charlie" e "Chicago".

Em "The Beast"

Na TV, teve participação em um episódio de "M*A*S*H" em 1981, antes de estrelar a minissérie "Norte e Sul/North & South", em 1985 ao lado de James Read, de "Jogo Duplo/Reminghton Steele". O sucesso da minissérie gerou uma segunda produção, "North & South - Book II" sobre a guerra civil apresentando dois amigos lutando em lados opostos. Depois vieram participações em "Histórias Maravilhosas/Amazing Stories" e "Whoopi", sitcom estrelada por sua colega de elenco de "Ghost", Whoopi Goldberg.

Seu último trabalho na TV foi a série "The Beast", que teve apenas uma temporada produzida. Antes mesmo de sua estréia pelo canal A&E americano, o ator foi diagnosticado com câncer, o que levantou dúvidas a respeito da continuidade da produção.



Em janeiro de 2008 o ator foi diagnosticado com câncer no pâncreas. Apesar deste tipo de câncer ter poucas expectativas de sobrevida, Patrick manteve uma postura positiva durante seu tratamento de quimioterapia. Em maio do mesmo ano foi noticiado que o ator submetera-se a uma cirurgia para remoção de parte do estômago, pois o câncer começara a se alastrar. Em janeiro de 2009 o ator revelou em entrevistas que o tumor havia se propagado para o fígado.

Estudos recentes ligam o hábito do fumo com o câncer de pâncreas.



O ator e a esposa dançam juntos no World Music Award em 1994


Comentários

Viviane Comunale disse…
Patrick Swayze deixa uma grande lição a todos, mesmo diante de uma doença tão cruel ele se manteve otimista tentando viver um dia de cada vez.
Cesar disse…
Dois grandes e bons filmes de sucesso: Ghost e dirty dancing. E ainda gravou uma das mais lindas músicas, she's like the wind.

Postagens mais visitadas deste blog

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)

Gravidez nas Séries de TV

Johnny Palermo (1982-2009)