Feliz Aniversário, Scooby!!


Vocês acreditam que Scooby-Doo completa 40 anos nesse domingo? E o grande sucesso da Hanna-Barbera Productions continua tão divertido hoje quanto era antigamente. O desenho animado foi uma resposta da CBS aos apelos dos pais que protestavam contra desenhos violentos no sábado de manhã, como Space Ghost e Os Herculóides. Em substituição ao modelo anterior, Fred Silverman, diretor responsável pela programação infantil da emissora, lançou A Turma do Archie (The Archie Show). Com o resultado positivo da nova proposta, ele decidiu explorar a fórmula, misturando elementos do seriado de rádio I Love a Mystery e da série de TV The Many Loves of Dobie Gilles.

Depois de muito rascunhar, os criadores Joe Ruby e Ken Spear encontraram a ideia para o novo seriado. E foi assim que os adolescentes Fred, Velma e Daphne, em companhia de Salsicha e seu cão falante Scooby-Doo, saíram do papel e começaram suas aventuras em busca de mistérios para desvendar em Scooby-Doo, Cadê Você (Scooby-Doo, Where are You).


A turma encontra a ação viajando no colorido furgão batizado de Máquina Mistério. Quando em missão, nenhuma assustadora pista sobrenatural, como múmias, fantasmas, caveiras e outros arrepios, os detêm, embora Salsicha e Scooby sejam sempre os que correm mais.


O desenho de 1969 teve apenas 25 episódios, mas a popularidade dos personagens garantiu seu retorno em filmes e séries.

Séries (fonte: IMDb)

Os Novos Filmes do Scooby-Doo (The New Scooby-Doo Movies / 1972-1973)
O Show do Scooby-Doo (The Scooby-Doo Show / 1976-1978)
Ho-Ho Límpicos (Scooby’s All Star Laff-A-Lympics / 1977-1979)
Scooby-Doo e Scooby-Loo (Scooby-Doo and Scrappy-Doo / 1979-1982)
O Novo Scooby-Doo e Scooby-Loo (The New Scooby-Doo and Scrappy-Doo Show / 1983)
The New Scooby-Doo Misteries / 1984-1985
Os Treze Fantasmas do Scooby-Doo (The 13 Ghosts of Scooby-Doo /1985)
O Pequeno Scooby-Doo (A Pup Named Scooby-Doo /1988-1991)
O Que Há de Novo, Scooby-Doo (What’s New Scooby-Doo / 2002-2006)
Salsicha e Scooby Atrás das Pistas (Shaggy & Scooby-Doo Get a Clue / 2006-2008)

No Brasil, o desenho Scooby-Doo, Cadê Você foi dublado pela Dublasom, atualmente Herbert Richers com os talentos de Orlando Drummond (Scooby), Mário Monjardim (Salsicha), Luiz Manuel (Fred), Juracyara Diacovo (Daphne) e Nair Amorim (Velma).

Para celebrar a data, nesse domingo, o Cartoon Network americano vai apresentar Scooby-Doo! O Mistério Começa (Scooby-Doo! The Mystery Begins), um filme para TV produzido com atores de verdade e um Scooby computadorizado. Novamente, o dublador Frank Welker fará a voz de Scooby, na versão em inglês. No Brasil, o lançamento do filme em DVD está marcado para 24 de setembro.

Comentários

Ricardo Nóvoa disse…
Se não me engano, "Scooby-Doo, Cadê Você" (1969-1971) não foi dublado na Herberth Richers, mas sim na "Dublasom - Guanabara". Se bem que hoje a extinta Dublasom é a Herbeth Richers do Rio de Janeiro... Mas na época ainda era Dublasom!
Fernanda Furquim disse…
Ricardo, de fato, na época seu nome era dublasom, thanks!
Ramon Queiros disse…
A Cartoon Network não passou sequer um episódio do Scooby-doo neste domingo, eu passei um e-mail reclamando deles, falando que isso chega a ser um desrespeito à memória do desenho animado munidal, façam o mesmo pois isso foi um falha imperdoavel, bloquiei o sinal do cartoon durante 30 dias como vigança
Anônimo disse…
Alguém lembra daquele episódio de uma caveira irritante... onde ela que ria o tempo todo!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Gravidez nas Séries de TV

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)

Johnny Palermo (1982-2009)