Celebrando com Friends


A popular série cômica começou com o título provisório de Insomnia Cafe, quando David Crane e Marta Kauffman tiveram a idéia de escrever sobre suas próprias experiências vivendo sozinhos em Nova Iorque após a faculdade. Eles fizeram um esboço e foram apresentar o projeto à NBC em dezembro de 1993. Por coincidência, Warren Littlefield, presidente da NBC na época, estava procurando algo exatamente assim. Em três dias a dupla escreveu o piloto com o novo título de Friends Like Us. A NBC gostou e encomendou a série com outro título, Six of One.


Assim que a notícia da nova produção chegou aos agentes de talentos, centenas de atores se candidataram aos papeis. Crane e Kauffman haviam criado o personagem de Ross tendo David Schwimmer em mente, portanto, ele foi o primeiro contratado. Os produtores selecionaram Courtney Cox para interpretar Rachel, mas ela queria fazer Monica. Só depois do teste, ela conseguiu o que desejava. O teste de Matt Le Blanc não agradou Crane e Kauffman, porque ele deu a Joey características nas quais a dupla não havia pensado. A rede, no entanto, gostou e os convenceu a contratá-lo. Jennifer Aniston, Matthew Perry e Lisa Kudrow ganharam os papeis de Rachel, Chandler e Phoebe com seus testes.

Com o elenco contratado, Crane, Kauffman e Kevin Bright (outro produtor) perceberam que a estória precisava ser reescrita para combinar com os atores. A série então estreou dia 22 de setembro de 1994, com o título de Friends, sendo apresentada entre Mad About You e Seinfeld, sucessos da época.


Os produtores montaram um time de sete roteiristas. Antes de cada episódio ser produzido, eles revisavam o texto para ver se algo não encaixava. Os episódios de 22 minutos cada eram filmados diante de espectadores e levava cerca de 6 horas para terminar. As primeiras opiniões estavam divididas. Alguns até criticaram o tamanho do apartamento dos amigos, pois dificilmente um grupo de jovens poderia pagar por um local tão grande em Nova Iorque. Os produtores justificaram o tamanho afirmando que se fosse menor, o equipamento de filmagem não caberia.


À medida que a produção avançava, as opiniões ficavam cada vez mais positivas, até a série tornar-se uma das mais famosas da TV, causando inclusive um impacto na cultura. Os penteados de Rachel, por exemplo, eram copiados e as falas típicas de Joey eram constantemente repetidas pelos jovens. O café Central Perk, onde os amigos se encontravam, teve imitações por toda a parte. Em 2006, o empresário iraniano Mojtaba Asadian abriu uma franquia do Central Perk em 32 países. James Michael Tyler, que interpretava Gunther, o gerente do café, participou da inauguração da loja de Dubai.


Para o episódio final de Friends, a NBC preparou uma promoção intensa, que começou semanas antes da apresentação, marcada para maio de 2004. As afiliadas locais organizaram festas por todo o país. O programa Dateline NBC fez um especial de duas partes. Retrospectivas foram mostradas antes da transmissão do final. Após a transmissão, Jay Leno apresentou o The Tonight Show no cenário do Central Perk, com o elenco e convidados.

Para comemorar os 15 anos de Friends, a Warner preparou um evento organizado pela empresa Inca Productions em Londres. Entre 24 de setembro e 7 de outubro, uma réplica do café receberá visitantes, que poderão ver diversos objetos da série enquanto apreciam um cappuccino no famoso sofá.

Nós vamos homenagear a série com algumas fotos. Clique para ampliar.


A despedida

vídeo clipe da música tema

Comentários

Rubens Rodrigues disse…
Parabéns pela matéria, muito bem escrita com detalhes que eu nem imaginava.
Mas o melhor de tudo, é que a minha série preferida faz aniversário no mesmo dia que eu \o/\o/\o/
Livio Lee disse…
Melhor série do universo, muito obrigado pela matéria, esse povo merecia prêmios todo dia e um especial toda semana. Nunca vai existir nada melhor que Friends na TV.
Por favor... Nem sabia que Friends fazia aniversário no mesmo dia que eu. Nem imaginava que outro fã iria fazer aniversário também no mesmo dia!!! Puxa vida, que coincidência esquisita.

Postagens mais visitadas deste blog

Gravidez nas Séries de TV

Johnny Palermo (1982-2009)

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)