Comentários Sobre o Futuro Encontro do Elenco de Seinfeld

A edição da Entertainment Weekly que chega às bancas na semana que vem traz na capa o tão esperado encontro entre os personagens que fizeram sucesso na sitcom "Seinfeld" nos anos 90. A reunião ocorre em um episódio da sétima temporada de "Curb Your Enthusiasm", que no Brasil é exibida pela HBO com o título de "Segura a Onda".

Não costumo ficar ansiosa por reunions de atores/personagens. Em geral prefiro vê-los juntos em eventos. Era comum, antigamente, produzir telefilmes, décadas após o encerramento de séries, proporcionando aos fãs reverem os atores nos personagens que os tornaram famosos em situações atuais. Mas, por terem esperado uma, duas ou até três décadas para que o encontro ocorresse, sempre dava errado. Existem séries que precisam se restringir à época em que foram produzidas, por serem por demais representativas dos hábitos e costumes originalmente propostos.

O encontro de "Seinfeld" ocorre 11 anos após o término da sitcom que marcou sua época e estabeleceu uma linha de narrativa que seria explorada a partir de então. Famosa pelo slogan "a série sobre o nada", o marketing e a mídia ignoraram ostensivamente o verdadeiro conteúdo explorado pela sitcom que "de nada" não tinha nada. Trata-se de uma das últimas sitcoms tradicionais a ter, de fato, um tema culturalmente rico como base para suas histórias.

A série tratava dos hábitos e comportamentos criados por uma sociedade multicultural, sujeita às mudanças que ocorrem em uma cidade grande, sofrendo as influências de estrangeiros e de americanos do interior; da influência da cultura popular; da visão moderna versus a visão tradicional sobre como lidar com a vida; bem como das transformações teconológicas e de marketing que ditam moda. Não é à toa que ela tenha se tornado mais popular em grandes centros urbanos, como Nova York ou São Paulo, e tão pouco compreendida por quem mora longe desta turbulência.

Ao contrário de muitos críticos, achei o final da série excelente. Ele representou sua proposta ao inverso, tirando o grupo de seu "habitat natural", colocando-o em um universo no qual ele não era compreendido e sendo julgado exatamente por isso. No último episódio, o grupo formado por Jerry, George, Elaine e Kramer vão para a cadeia. A princípio por não terem ajudado uma pessoa vítima de assalto em plena luz do dia; mas logo se acrescentou a esta acusação, um longo histórico que condenou o comportamento do grupo.

Agora eles retornam em um encontro dentro da série "Curb Your Enthusiasm", criada e estrelada por um dos autores de "Seinfeld", Larry David, que tem como hábito improvisar seu texto. O bom dessa proposta é que não se trata exatamente de um encontro de personagens, mas de atores que interpretaram os personagens.

Na trama, Larry David decide que já é hora de reunir a antiga gang. Ao longo da temporada, provavelmente entre os episódios 3 e 7, ele contacta cada um dos atores, que ensaiam e gravam o tão aguardado encontro, que se resumirá em algumas poucas cenas.

Tendo resistido durante anos à todas as propostas que lhe foram feitas para produzir novos episódios da série ou mesmo um especial que apresentasse o tal encontro, Jerry Seinfeld cedeu ao convite feito por David, justamente por ele ser Larry David, co-autor da sitcom original, e, também, porque irá ocorrer dentro de outra série que trabalha, sob outra ótica, o mesmo perfil proposto por "Seinfeld".

O problema reside no fato de que os atores que estrelaram "Seinfeld" desgastaram suas imagens ao longo dos anos. Jerry afastou-se do grande público e conheceu o fracasso com o filme "Bee"; Julia Louis-Dreyfus estrela a sitcom "The New Adventures of Old Christine", que apesar de já estar na quarta temporada, não é uma série bem desenvolvida; sendo que o personagem é uma adaptação moderna da personalidade de Lucy Ricardo de "I Love Lucy"; clássico dos clássicos e mãe de todas as personagens femininas da televisão, especialmente de comédias. Jason Alexander fez várias tentativas de retornar, mas sem sucesso e Michael Richards foi relegado ao ostracismo depois que protagonizou um escândalo durante uma apresentação em um night club. O ator foi flagrado fazendo comentários racistas que foram para o You Tube, forçando Michael e fazer um pedido de desculpas formal.

Para reforçar a relação afetiva do público para com o encontro, a produção de "Segura a Onda" recuperou o cenário do apartamento de Jerry bem como da cafeteria que eles frequentavam. Alguns itens não puderam ser localizados e foram substituídos. Aliás, sabiam que Jerry Seinfeld levou a porta de seu apartamento na série como souvenir?!?

O que vai resultar desse encontro ninguém sabe, nem mesmo Larry ou os atores de "Seinfeld". A única coisa certa é que este deverá ser o único encontro entre os atores/personagens. Pelo menos assim eles afirmam.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gravidez nas Séries de TV

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)

Johnny Palermo (1982-2009)