Paramount Negocia Parceria na Distribuição de DVD

Parece que a Paramount anda mesmo com problemas financeiros. Há algumas semanas surgiram rumores de que o estúdio estava prestes a se unir à Sony ou à Universal, em função da crise econômica. Agora o jornal The Hollywood Reporter divulga a notícia de que a Paramount está em negociações com a Sony Pictures e com a 20th Century Fox para unirem-se no mercado de DVD, com o objetivo de cortar despesas.

As negociações já ocorrem há alguns meses e referem-se à produção, embalagem, distribuição e gerenciamento de vendas de seus produtos em DVD. No entanto, as empresas não têm intenção de compartilhar lucros, apenas poupar despesas com o lançamento de novos DVDs. Ambas as empresas pretendem manter as equipes de marketing e promoções em separado, mas irá dispensar funcionários que trabalham nos departamentos que sofrerão a unificação.

Esta cooperação entre os estúdios já existe no mercado internacional de distribuição de filmes para o cinema. A Paramount e a Universal compartilham despesas há 20 anos. Já no mercado de DVD, a Fox divide despesas com a MGM e a Lionsgate.

De acordo com a The Digital Entertainment Group, o mercado de DVD americano sofreu uma queda de 14% nestes primeiros meses de 2009 em comparação ao ano passado. As vendas caíram em função da crise econômica, gerando uma queda nos pedidos feitos por grandes lojas de varejo, como o Wal-Mart, por exemplo.

Os espaços anteriormente dedicados a expôr os DVDs em lojas de varejos vêm encolhendo significativamente. Levando-se em conta que este tipo loja se transformou ao longo dos anos nos principais clientes das distribuidoras de DVDs, a queda preocupa os grandes estúdios. Apesar da tentativa em explorar o Blu-Ray ou mesmo os donwloads legais, o público do DVD ainda é maior.

No Brasil, o lançamento de séries em DVD caiu muito em comparação a anos anteriores. As únicas distribuidoras que mantém uma regularidade são a Disney e a Universal. Distribuidoras como a Sony, Paramount, Fox e Warner, reduziram significativamente os títulos de séries lançados no país.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gravidez nas Séries de TV

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)

Johnny Palermo (1982-2009)