Karl Malden (1912-2009)

Ator de teatro, cinema e televisão, Karl Malden faleceu hoje, dia 1º de julho, aos 97 anos de idade.

Vencedor do Oscar de melhor ator coadjuvante por "Um Bonde Chamado Desejo", Malden foi presidente da Academia entre 1989 e 1992.

Na televisão, ficou famoso ao estrelar "São Francisco Urgente/The Streets of San Francisco", série que lançou o ator Michael Douglas ao sucesso nos anos 70.

Nascido Mladen George Sekulovich em 22 de julho de 1912, em Gary, Indiana, era filho de mãe tcheca e pai sérvio. Até ter idade para freqüentar o jardim da infância, Malden falava apenas o idioma sérvio. Na adolescência, Malden frenqüentou as aulas de interpretação que seu pai organizava na igreja local, bem como o Karageorge Choir, regido pelo pai.

Dividiu seu tempo entre a montagem de peças escolares e a prática do basquete na escola, através do qual participou de vários campeonatos. Aos 22 anos mudou seu nome para Karl Malden, para facilitar sua carreira artística. No entanto, sempre que podia incluía o nome Sekulovich em alguma parte de seus diálogos nos filmes e na série de TV.

Iniciou seus estudos como ator profissional em 1934, ganhando uma bolsa de estudos em Chicago. Neste período, conheceu a atriz Mona Graham, com quem se casou em 1938. Trabalhou durante anos no teatro, interrompendo durante o período da 2ª Guerra Mundial, quando serviu no 8º Batalhão da Força Aérea Americana.


Chegou ao cinema na década de 40. Atuou em filmes como "Patton", "Sindicato de Ladrões", "Gypsy", "A Conquista do Oeste", "Lolita", entre outros. Em 1949 iniciou sua carreira na televisão atuando no teleteatro "Omnibus", no qual atuou na montagem de "Um Bonde Chamado Desejo", peça em que trabalhou também no teatro e no cinema.

Após alguns anos ausente da televisão, Malden retornou em 1972 com a série "São Francisco Urgente", que foi produzida até 1977. Tentou voltar em 1980 com a série "Skag", de curta duração. Ao longo dos anos 80 e 90 atuou em poucos telefilmes e foi garoto propaganda da America Express. Sua participação mais recente na telinha foi na série "The West Wing" em 2000.

Em 2004, Karl Malden publicou sua autobiografia, When Do I Start?, escrita em parceria com sua filha Carla.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gravidez nas Séries de TV

Johnny Palermo (1982-2009)

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)