As Séries da RBS TV de Porto Alegre

Infelizmente só fiquei sabendo agora, mas vale a pena comentar nem que seja para registrar a existência da série "As Aventuras da Família Brasil", produzida pela RBS TV de Porto Alegre.

Com base nas tirinhas de jornais do escritor Luis Fernando Veríssimo, a série teve quatro episódios produzidos e exibidos entre maio e junho, sempre aos sábados pelo canal regional, filiado à TV Globo.

Com direção geral de Gilberto Perin, a série teve no elenco os atores Beto Mônaco (pai), Nadya Mendes (Mãe), Felipe de Paula (Boca), Miriã Possani (filha), Arthur Quadros (Neto) e Samul Reginatto (filho). Os roteiros foram adaptados por Daniel Laimer, Luis Mario Fontoura, Márcia Pavek e Moisés Westphalen, das tiras de jornal publicadas por Veríssimo na Zero Hora de Porto Alegre, com coordenação geral do escritor Giba Assis Brasil. Produção de Nice Sordi, o projeto pertece ao Núcleo de Especiais da RBS TV através da Casa de Cinema de Porto Alegre.

Os personagens não tem nome, sempre foram chamados de pai, filho, mãe, neto, o único personagem que tem um nome, na verdade apelido, é o Boca, atual namorado da filha, com quem o pai (alter ego de Veríssimo) tem uma relação de desconfiaça e descrédito.


Episódios:

01. Problema Doméstico - 23 de Maio
Depois de uma discussão sobre aumento, a empregada pede demissão. A Família Brasil se vê, então, às voltas com um engenheiro desempregado que quer ser o empregado doméstico.

02. Vovô e a Disney - 30 de Maio
Em meio aos vários namorados da Filha, o desejo do Filho de montar uma banda de rock e a insistência do Neto em ir à Disney, o Pai descobre numa consulta médica que seus problemas de saúde são causados por estresse.

03. Ensaiando no Escuro - 06 de Junho
É dia de ensaio da banda do Filho na casa da Família Brasil. A Mãe quer ir ao cinema, mas o Pai só quer ficar sossegado em casa – e está disposto a fazer qualquer coisa para realizar seu desejo. A Filha e o Boca planejam acampar, mas ficam presos no elevador quando ocorre uma falta de luz no prédio.

04. O Cheiro do Bafo - 13 de Junho
Preocupado com a influência que Boca possa ter sobre o Neto, o Pai sente que a sorte está ao seu lado quando Bafo, o pai do menino, volta a procurar a Filha, colocando em risco a permanência de Boca na vida – e na casa – da Família Brasil.

Os personagens foram criados por Veríssimo em 1989 para o jornal O Estado de São Paulo. Esta é a segunda versão seriada com base na Família Brasil. A primeira foi produzida entre 1993 e 1994 pela Rede Manchete, com roteiros de Regina Braga, Márcio Tavalari e Carlos Eduardo Novaes. Direção de Henrique Martins com supervisão de Marcos Schetchmann e Fernando Barbosa Lima.

Dos contos e personagens criados por Luis Vernando Veríssimo, também foi produzida uma série sem personagens ou trama fixa, pela Globo entre 1995 e 1997. Trata-se de "Comédias da Vida Privada", com um total de 21 episódios, nos quais foram adaptado contos que tinham como tema as trapalhadas do cotidiano e do pensamento do brasileiro de classe média.

"A Família Brasil" foi substituída na programação da RBS pela segunda temporada de "Fantasias de uma Dona de Casa". A série originou-se do curta-metragem "O Bochecha", produzido pelo canal dentro do programa "Contos de Inverno", em 2002. A primeira temporada foi exibida em 2008 com quatro episódios exibidos entre 7 e 28 de junho.

A nova temporada, estréia no dia 20 de junho com o episódio "50 Anos de Praia". O enredo de "Fantasias de uma Dona de Casa" gira em torno de Carmem, uma típica dona de casa de classe média que tenta desesperadamente fugir da mesmice de seu cotidiano. Para tanto, tenta realizar seus sonhos e fantasias, sem deixar de incluir seu marido Edgar e suas amigas Soraya e Susana em suas aventuras.

Criada por Beto Philomena, a série é estrelada por Mirna Spritzer (Carmem), Careca da Silva (Edgar), Eliane Steinmetz (Soraya), Lisa Becker (Susana) e Irene Brietzke (Tia Ivone). Produção executiva da Casa de Cinema de Porto Alegre com direção de Ana Luiza Azevedo e roteiros de Pedro Furtado e Marcio Schoenardie.

A nova temporada retorna com mais quatro episódios:

01. 50 anos de praia - 20 de junho
Para se livrar do calor insuportável de Porto Alegre, Carmem e Edgar fazem uma visita ao amigo Armando, em sua casa de praia. O cinquentão Armando está de mulher nova. Novíssima. É Andressa, 24 anos. A relação entre os dois provocará inseguranças em Carmem, fazendo com que ela faça algumas trapalhadas até se dar conta de seu real valor e de que as aparências enganam.

02. 30 segundos de fama - 27 de junho
Influenciada por Tia Ivone, Carmem decide fazer um teste para atuar num comercial de televisão. Carmem é escolhida para participar um comercial e passa todo o tempo preocupada com a sua única fala no comercial. A gravação não sai como ela esperava – e nem como o diretor esperava. Quando todos se reúnem para assisti-lo, o resultado é surpreendente.

03. Saindo da seca - 4 de julho
Carmem vai ao médico com Edgar e descobre que precisa fazer mais exercícios físicos. Ela é convencida por tia Ivone (campeã em Caçapava do Sul) a jogar boliche. As amigas se divertem, bebem e na saída, na hora de pagar a conta, Carmem erra a senha do cartão tem o cartão bloqueado. O banco avisa ao marido. Na saída do boliche, uma das amigas entra no carro de um desconhecido e as amigas acreditam que ela foi vítima de um seqüestro. A confusão se agrava quando um policial interrompe a perseguição dos carros, procurando por Carmem, a pedido de Edgar.

04. Recasamento - 11 de Julho
Carmem quer realizar a fantasia de se casar novamente com Edgar. Para isso, ela precisará realizar uma missão quase impossível: reunir toda a família do marido que mora no interior do Estado e que estão brigados com o marido.Carmem vai contar com a ajuda, na organização do evento, da atrapalhada amiga Soraya e tia Ivone. Depois de muitas confusões, Carmem e Edgar respiram aliviados, pois enfim estão sós, ou nem tanto...

Comentários

Rafa Bauer disse…
Fernanda, estou apaixonado por Combat.
Fiquei até com vontade de comprar na Amazon! Só não comprei pq parece que não tem nem legenda em inglês...

Se vc souber onde eu possa comprar com legendas em português ou inglês, eu adoraria!

Ah, e consultando o Imdb, vi que o TCM tá exibindo na ordem sim, semana passada passaram os dois primeiros e nesta o 3 e o 4!

Vou tentar continuar acompanhando... tanto tempo só vendo coisas baixadas, no horário que eu quero, que não consigo mais sentar toda semana num mesmo horário pra ver uma série...
Fernanda Furquim disse…
Nossa, que booooommmm que você virou fã de Combate!!! A força da série ainda é grande! hehehehehe!

Eu sou suspeita pra falar, então, só posso dizer que fiquei feliz!
No amazon tem a série completa, cara pra burro, e sem legendas. Mas eu tava quase apelando antes do TCM estrear.

Tenho alguns episódios em português, que foi o que você viu na aula, e espero que o TCM passe todos!

Você não está gravando??

A ordem do IMDB está incorreta, lá está a ordem de exibição original. Mas o guia que tenho é do livro publicado em 1997 pela Jo Davidsmeyer com forward do Rick Jason, o Tenente Hanley, que apresenta a ordem de produção.

Neste guia o piloto é A Day in June, que foi exibido como o episódio 11, e narra o ataque à Normandia. É neste episódio em que os membros do esquadrão são introduzidos, como o Kirby e o Caje, que tem outro nome. O Tenente aparece nos flashbacks como Sargento.

Senta toda a semana, senta!!! hehehehe
Fernanda Furquim disse…
Ah, o episódio de hoje, Any Day Now, seria o segundo na ordem de produção!
Fernanda Furquim disse…
Oops, Any Second Now!
Rafa Bauer disse…
É, vou ver se pelo menos nesses dois horários, toda semana, eu consiga acompanhar a série... gostei muito mesmo! Esse de hoje, da bomba, foi muitíssimo bom!
Paulo disse…
Post pago?
Fernanda Furquim disse…
Não. Postei porque achei importante. Como qualquer outro post publicado aqui no Blog.
Rafa Bauer disse…
Se conhecessem você, Fernanda, não achariam que é post pago. Se soubessem que você é apaixonada por séries clássicas e que gosta de Combat, não falariam esses nonsenses... tsc tsc...
Fernanda Furquim disse…
oi Rafa, obrigada pelo comentário!

De fato, a maioria das pessoas que fazem crítica a alguém não a conhecem, o que facilita criticar.

Mas acho que o que ele está pensando é que o post sobre as séries da RBS é pago!!!

Hahahahahaha, se ele soubesse que os canais não desembolsam um centavo para divulgar sua programação nos blogs, ele nem teria se dado ao trabalho de postar o comentário!!!

Quem me dera que todos os posts deste blog, que só faz divulgar as séries, fossem pagos!

Estaria rica, ...com dindin para comprar o box de Combate! Yey!!
Rafa Bauer disse…
É, realmente esqueci que meu comentário sobre Combat não tinha nada a ver com o post hehe...
Douglas disse…
Eu assisti os dois primeiros episódios e achei bem fraca, meu pai adorou!... Tem uma série de um outro canal daqui do Rio Grande do Sul (TVCom) que é genial, se chama "VidAnormal" tem um site com todos os episódios online, aliás. Vale a pena conferir e quem sabe publicar e passar adiante, ouvi falar que foi cancelada, mas espero que não!
Fernanda Furquim disse…
obrigada Douglas, vou dar uma olhada!

Postagens mais visitadas deste blog

Gravidez nas Séries de TV

Johnny Palermo (1982-2009)

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)