Os Números da Temporada (post corrigido)


O jornal The Hollywood Reporter publicou esta interessante listinha sobre a temporada 2009-2010 da TV americana:

74 pilotos de séries foram encomendados pelas emissoras;

Obs.: não foram incluídos os reality shows.

29 pilotos foram transformados em séries;

Obs.: na verdade foram 32: são 6 da NBC, 6 da CBS, 11 da ABC, 4 do CW, 5 da Fox.

20 anos depois de sua estréia na TV é a primeira vez que uma nova temporada tem início sem que David E. Kelley não tenha nenhuma série no ar;

Obs.: ele começou com "Tal Pai Tal Filho/Doogie Howser M.D.", 1989-1991. Depois veio "Nos Bastidores da Lei/L.A. Law", 1986-1992, que foi produzida por Steven Bochco, mas que também tinha Kelley como produtor, além de ser o principal roteirista, dando o tom criativo da série. Aí veio "Picket Fences", 1992-1996.

Depois foi a vez de "Chicago Hope", 1994-2000, sendo que neste tempo surgiu "Snoops", 1999, de curta duração. Então veio "Ally McBeal", 1997-2002. Seguida de "O Desafio/The Practice", 1997-2004. Sendo que neste meio tempo surgiram as séries de curta duração "Girls Club", 2002, e "The Brotherhood of Poland, New Hampshire", 2003. Seguindo a lista temos "Boston Public", 2000-2004.

Então teve "Justiça Sem Limites/Boston Legal", 2004-2008. Sendo que neste meio tempo ainda teve "The Wedding Bells", 2007, e "Life on Mars", 2008. Em 2009 Kelley ofereceu o piloto "Legally Mad", que não foi aprovado para ser transformado em série.

15 pilotos seguidos dirigidos por David Nutter foram transformados em série.

Ob.s: ele dirigiu os pilotos de "Eastwick", "The Mentalist", "Terminator: The Sarah Connor Chronicles", "Dr. Vegas", "Traveler", "Supernatural", "Jack & Bobby", "Whitout a Trace", "Tarzan", "Smallville", "Dark Angel", "Roswell", "Sleepwalkers", "Millennium" e "Space: Above and Beyond".

5 produtores que dominam a audiência em seus horários: Seth MacFarland e Don Reo na Fox, Shane Brennan e Chuck Lorre na CBS, e Shonda Rhimes na ABC.

Obs.: Seth MacFarland, de "Uma Família da Pesada", não deveria estar na lista, visto que o desenho perde na audiência para "Desperate Housewives". Brennan assumiu o posto de Don P. Bellisario na série "NCIS". Don Reo, de "Everybody Hates Chris", não tem série importante no ar, ele vai entrar agora com a sitcom "Brothers". Para quem não sabe, Chuck Lorre é produtor de "Two and a Half Men", que ele ajudou a criar; e Shonda Rhimes é uma das produtoras de "Grey´s Anatomy", que ela criou.

4 novas séries com base em livros ou HQ: "Flash Forward", na ABC, "Accidentally on Purpose", na CBS, "The Vampire Diaries", no CW e "Human Target", na Fox.

3 novas séries com base em filmes ou minisséries dos anos 80: "Eastwick" e "V", na ABC, e "Parenthood", na NBC.

0 é o número de séries com base em produções de outros países.

Obs.: este ano 3 pilotos encomendados eram versões de séries inglesas: "Pulling", "No Heroics" e "AbFab". Ainda teve "Solving Charlie", com base na espanhola "Hermanos Y Detectives", e "Eva Adams", com base na argentina "Lalola". Correndo por fora, o canal a cabo Lifetime tem "The Amazing Mrs. Novack", e o Spike TV tem "The Peep Show", ambas versões de séries inglesas. O destino de ambas ainda não foi definido. Por fim tem "Taxi 0-22", versão de série franco-canadense, que não tem emissora.

Comentários

Fernanda,

Belo apanhado.

Sobre os produtores, tem um engano. O Don P. Bellisario foi afastado de NCIS em 2007, depois de uma queda de braço com o Mark Harmon, que ameaçou se demitido do programa. De lá pra cá, Shane Brenan virou o showrunner do programa. E foi ele que levou a sére a este bom momento da atual temporada.
Fernanda Furquim disse…
Obrigada Paulo, não me lembrava disso, vou corrigir o post!

Postagens mais visitadas deste blog

Gravidez nas Séries de TV

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)

Johnny Palermo (1982-2009)