Bea Arthur (1922-2009)

Bea Arthur em 2008

A atriz famosa por seus trabalhos na Broadway e na televisão faleceu esta tarde aos 86 anos vítima de câncer. Ícone das séries de TV americana, Bea ficou famosa ao interpretar Maude na sitcom de mesmo nome, primeira personagem de uma série, ainda por cima cômica, a realizar um aborto voluntário. Também ficou conhecida nos anos 80 ao estrelar a série "As Supergatas/The Golden Girls", sitcom que explorava a realidade das mulheres na terceira idade.

Em "...And Then There´s Bea"

Nascida Bernice Frankel em Nova York em 13 de maio de 1922, Bea, apelido que adotou, começou a atuar aos 12 anos de idade em peças escolares. Em função de sua voz grossa, ela era escolhida para interpretar personagens masculinos. Muito alta, de voz grossa, a garota se tornou alvo de piadas. Para combater a timidez, adotou uma veia cômica em sua postura para com os colegas, o que lhe garantiu grande popularidade.

Bea fez o curso de técnica de laboratório, passando a trabalhar em hospitais enquanto mantinha seus estudos artísticos em paralelo. À noite cantava em bares. Durante a 2ª Guerra Mundial, Bea trabalhou como assistente da corporação médica, em função na qual realizava testes de sangue e urina em soldados. Neste período, casou-se com o escritor e roteirista Robert Alan Authur, de quem adotou e adaptou o sobrenome artistico, tornando-se Bea Arthur.

Em "As Supergatas"

Chegou à televisão em 1951 com o teleteatro "Studio One", mas logo afastou-se do veículo para poder dedicar-se ao teatro, voltando em pequenas participações especiais. No teatro, interpretou Yenta, a casamenteira no musical de 1964 "Um Violinista no Telhado", e, em 1966, foi a melhor amiga de "Mame", musical estrelado por Angela Lansbury, trabalho que lhe rendeu o Tony. Ambos os musicais foram transformados em filmes de cinema. Embora não tenha tido participação na versão de "Um Violinista do Telhado", Bea repetiu seu personagem no filme de "Mame", estrelado por Lucille Ball, na segunda versão do musical para o cinema.

Após conquistar fama na Broadway, a atriz retornou à TV no início dos anos 70, fazendo participação especial na série "Tudo em Família/All in the Family", na qual interpretou Maude, uma feminista liberal que batia de frente com o machismo de Archie, personagem central da série. Sua participação lhe rendeu sua própria série, a spinoff "Maude", que causaria polêmica e censura por parte de retransmissoras regionais ao praticar o primeiro aborto voluntário de uma protagonista de série de TV.

Bea Arthur em "Maude"

Em 1983 a atriz tentou novamente a sorte na TV estrelando a sitcom "Amanda", versão americana do sucesso inglês "Fawlty Towers". Nela, a atriz interpreta a dona de um hotel que vive estressada. A sére não fez sucesso durando apenas nove episódios. A fama retornaria com "As Supergatas/The Golden Girls", na qual interpretou Dorothy, uma mulher de meia idade, divorciada, que vive com sua mãe e mais duas amigas.

Em 1950 casou-se com o diretor Gene Saks, com quem adotou seus dois filhos, Matthew Saks, ator, e Daniel Saks, coreógrafo. O casal divorciou-se em 1978.

Entre 2001 e 2002 ela apresentou-se com "...And Then There´s Bea", um one-woman show, contando histórias de sua vida e cantando canções famosas. Em 2008 a atriz foi introduzida no TV Academy Hall of Fame

Seu trabalho mais recente na televisão foi a sitcom "Curb Your Enthusiasm", na qual interpretou a mãe de Larry.

Bea Arthur em paródia de "Sex and the City" produzida para o TV Land Awards:

Bea em "Maude" discutindo sobre o aborto:

Bea cantando na série "As Supergatas":

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gravidez nas Séries de TV

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)

Johnny Palermo (1982-2009)