Israel Lança Sitcom Sobre Árabes

Pelo visto o povo árabe é a nova "descoberta" da TV, não apenas nos EUA e no Canadá, como já foi mencionado aqui. Em Israel, onde o povo árabe é a minoria, mas os conflitos culturais, políticos e religiosos são enormes, estreou na TV uma sitcom que fala sobre eles. "Arab Work" é a primeira produção escrita por árabes e estrelada por atores árabes que estréia no horário nobre de uma TV comercial israelense.

O primeiro episódio alcançou o terceiro lugar na audiência da semana e a série está se mantendo entre as dez mais vistas, tendo agradado também à crítica. Criada por Saed Kashua com base em suas próprias experiências como jornalista, e produzida pela empresa Keshet a série retrata a vida de Amjad, um repórter que trabalha em um jornal hebreu e que tenta afastar-se de suas raízes árabes. Tentando abraçar a cultura israelense, a qual considera mais moderna e superior, Amjad entra em conflitos com os demais personagens. Seus pais, tradicionais em sua cultura, sua esposa e até mesmo seu colega de trabalho, Meir, um fotógrafo judeu.

A narrativa da série parece utilizar o humor de "Seinfeld" como referência para trabalhar a relação árabes e judeus de forma cômica. O próprio título, "Arab Work" (na tradução literal seria trabalho árabe) é uma expressão criada por judeus para denegrir a qualidade de trabalho de uma pessoa.

A exemplo de "Little Mosque on the Prairie", série canadense, e "Aliens in America", série americana, "Arab Work" discute o comportamento, os hábitos, as crenças e a ideologia árabe em choque com outras culturas. Apoiando-se em situações e termos comumente utilizados para denegrir os árabes em Israel e apresentando-os de forma cômica, a série também faz um balanço da forma como os árabes vêem os israelenses, trabalhando comicamente a tendência que eles têm em culpar as autoridades por qualquer problema que ocorra com eles.

Ainda assim, a série tem sido criticada por Árabes nascidos em Israel que acusam a produção de enaltecer personagens esteriotipados. Mas, para viver nessa era de mundo globalizando que estamos entrando, é necessário discutir as diferenças culturais, algo que está aparecendo mais claramente nos enredos das séries, as quais, até então, costumavam discutir esse assunto utilizando-se de alienígenas e chegando ao ponto de se criar uma cultura, idioma, sistema político, ideologias e tudo mais que é necessário para a formação de um povo.

Será que estamos nos aproximando do final de uma era? Uma época em que a censura e o politicamente correto impedia que se discutisse abertamente as difereças raciais e culturais? Uma época em que a televisão preferia criar uma raça fictícia para não ter problemas ao discutir as diferenças de raças existentes?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gravidez nas Séries de TV

Johnny Palermo (1982-2009)

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)