Ed Friendly (1922-2007)


O produtor associado da série "Os Pioneiros" morreu no dia 19 de junho, aos 85 anos, vítima de câncer.

Friendly trabalhou durante anos em uma agência publicitária até ir para o rádio onde produziu alguns programas. Em 1949, trabalhou na rede ABC como executivo de vendas, passando mais tarde para a rede CBS como produtor. Em 1959, mudou-se para a rede NBC onde chegou a se tornar o Vice-Presidente de Programas Especiais. Friendly deixou o emprego em 1967 e mudou-se para Los Angeles onde associou-se com George Schllater e formou a Ed Friendly Productions. No ano seguinte, sua produtora colocava no ar o programa de variedades "Rowan & Martin's Laugh-In", apresentado por Don Rowan e Dick Martin, que se tornou um sucesso imediato.

Sua primeira esposa, Natalie, tentou convencê-lo a comprar os direitos de produção dos livros de Laura Ingalls-Wilder, no qual a autora retrata sua infância no final do século XIX. Mas, Friendly não deu muita importância ao fato, até que percebeu que sua filha adorava os livros. Então, ele comprou os direitos e associou-se ao ator e produtor Michael Landon para produzir "Os Pioneiros", uma das séries de maior sucesso no período de 1974-1983.

Em 2005, ele voltou a produzir uma minissérie com a qual retratou o livro com mais fidelidade já que ele achava que a série de TV acabou se transformando em um veículo à mercê dos interesses de Michael Landon. Realmente, a série tem muito pouco a ver com os livros escritos por Laura.

Apaixonado por corridas de cavalos, Friendly comprou seu primeiro cavalo em associação com o amigo e ator Lorne Greene, de Bonanza. Em 1993, ele fundou a Thoroughbred Owners of California, que defende os direitos dos proprietários de cavalos, na época totalizando 9 mil pessoas.

Abaixo, abertura da série "Os Pioneiros"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gravidez nas Séries de TV

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)

Johnny Palermo (1982-2009)